Tratamento da DTM (Disfunção TemporoMandibular) Dores de cabeça ou labirintite |
Segundo pesquisadores do mundo inteiro algumas dores de cabeça, podem estar diretamente ligadas a disfuções temporomandibulares ou dor de dente.
Essas dores são aquelas relacionadas às disfuções temporomandibulares (articulação entre a mandíbula e o crânio localizada perto do ouvido, mais precisamente no osso temporal), também conhecidas como DTM.
Quais os sintomas da DTM?
Geralemente os sisntomas mais comuns são dores de cabeça, dores próximas ao ouvido, zumbidos, estalidos, dor na musculatura facial e cervical, impossibilidade de realizar os movimentos funcionais da mandíbula, tonturas (labirintites) e até torcicolo.
O que é DTM?
DTM é a abreviação de Disfunção Temporo Mandibular. Traduzindo, é a disfunção caracterizada pela perda gradual da mobilidade mandibular, redução significativa da movimentação da mandíbula nos movimentos de abertura da boca e lateralidade.
A DTM está intimamente ligada ao aparelho mastigatório (boca), dentes, músculos, ligamentos, articulações e ossos.
Normalmente apresenta causas diversas como problemas emocionais, hormonais, locais, anatômicos e parafuncionais (atividades não funcionais, danosas ao sistema mastigatório e aos dentes, como por exemplo o bruxismo, ato de ranger os dentes durante a noite).
As más oclusões dentárias (quando o arranjo estético e o funcional não são aceitáveis) também podem agir como fatores desencadeantes e perpetuantes das dores na articulação temporomandibular.
DTM causa dores de cabeça ?
Elas têm sido associadas a problemas de dores de cabeça desde os anos 60, e certamente contribuem para alguns quadros de dores orofaciais, localizadas nas regiões da cabeça e pescoço.
Um arranjo oclusal correto (organização das arcadas e o relacionamento entre elas) é importante para a estabilidade articular e muscular do paciente. Essas condições são particulares e devem ser diagnosticadas por dentistas e tratadas através de trabalhos restauradores e reabilitadores bucais.
Qual o tratamento para DTM?
Qual o tratamento para DTM?
As soluções variam a cada caso: próteses fixas ou removíveis, implantes, restaurações ou dispositivos fixos ou removíveis (aparelhos ortodônticos)
Sendo assim, é importante que se faça um diagnóstico preciso para que se estabeleça um tratamento adequado. Para isso, é necessário o trabalho em conjunto de uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgião-dentista otorrinolaringologista, neurologista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
"Creio que muitas pessoas têm alguns desses sintomas e muitas vezes não sabem do que se trata, por isso a importância de ir com frequência ao consultório odontológico e fazer o diagnóstico precocemente para que se tenha um tratamento mais eficaz. "
This entry was posted on quarta-feira, junho 08, 2011 at quarta-feira, junho 08, 2011. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response.
massa o post, lindo o bg :)/ maria clara .
Obg Menina Clara, linda! ;)